No dia 19 de abril de 2023, pelas 20.30, alunos, professores, familiares e amigos da comunidade educativa do nosso agrupamento tiveram oportunidade de assistir à apresentação teatral “Conta-me entre as Medusas”, um texto original de Emanuel Madalena, no auditório da ES Severim de Faria.
O espetáculo esteve a cargo do Grupo de Teatro SANTACLARTE, constituído por alunos dos 8º e 9º anos da EB de Santa Clara, sob a direção das docentes Olga Rocha e Dália da Conceição, e integra o projeto PANOS, uma iniciativa do Teatro Nacional D. Maria II, em parceria com a Fundação “la Caixa” / BPI e, este ano, o Teatro José Lúcio da Silva, de Leiria.
O PANOS – palcos novos palavras novas é um projeto em que, anualmente, se trabalham peças originais, para serem representadas por adolescentes, num cruzamento entre o teatro escolar e as novas dramaturgias. Nesta 16ª edição do projeto, o PANOS conta com textos de Ana Pessoa, Emanuel Madalena e Ricardo Adolfo, decorrendo a edição de 2024 do Festival PANOS em Leiria, de 17 a 19 de maio.
Na encenação assumida pelo coletivo SANTACLARTE, de “Conta-me entre as Medusas”, combina-se, de forma criativa e inovadora, a representação com elementos performativos de expressão corporal (dança) e musical, nomeadamente do tema “João e Maria”, de Chico Buarque, também interpretado, em cena, por uma flautista.
Para além do excelente desempenho dos atores, com a entrada em palco de Ana Valentim, Daniela Perdigão, Filipe Cid, Gabriella Lopes, Henrique Baião, Manuel Vieira, Maria de Fátima Patalona, Naomi Floriddia, Sarah Rodrigues e Sofia Gonçalves, observa-se um grande cuidado do coletivo para com os aspetos técnicos, como a cenografia, guarda-roupa, iluminação e sonoplastia, de que destacamos o desenho de som e imagem, por Afonso Galego.
Na praia, contam-se medusas. Com o mar como pano de fundo, Maria pensa sobre o fim, e assume o pessimismo. Vindo de casa, Alex assume um início, e adota o otimismo. João, em memória, disseca a realidade do mundo. E assim se constrói “Conta-me entre as Medusas” que, mais do que um espetáculo, é uma investigação sobre a condição humana, uma exposição de possíveis e diferentes respostas aos desafios da existência no nosso mundo.
Aguardamos nova oportunidade para desfrutar desta representação.
Mais Notícias
RECEÇÃO DE BOAS VINDAS NO INÍCIO DO ANO LETIVO 2025/26
No dia 4 de Setembro, após a Reunião Geral de Professores do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, realizada no...
Jardim de Infância de Almeirim : do sonho à realidade
Jardim de Infância de Almeirim adaptado e integrado no Agrupamento de Escolas Severim de Faria A abertura do Jardim de...
DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA E DA PAZ NO “RECREIO”
Dia da Não-Violência e da Paz Comemora-se anualmente a 2 de outubro e a data internacional foi instituída pelas Nações...
DIA DO DIPLOMA – DO SONHO NASCE O SUCESSO
É com grande entusiasmo que convidamos toda a comunidade educativa a participar na cerimónia de entrega dos diplomas, que terá lugar...
OUTONO POÉTICO
FOSSES TU Fosses tu uma ave ou uma folha E o Outono te viria desprender Daniel Faria. Poesia. Edição de...
O REGRESSO
Poema do dia O Regresso Como quem, vindo de países distantes fora de si, chega finalmente aonde sempre esteve...
Average Rating