Nos passados dias 6 e 7 de maio, quatro jovens estudantes do Ensino Básico, da Escola Secundária Severim de Faria, participaram, de forma notável, na Sessão Nacional do Programa Parlamento dos Jovens, realizada na Assembleia da República. Com efeito, a aluna Alice Barradas, do 9ºA, foi eleita Presidente da Mesa da Sessão, tendo os alunos Maria Beja Marques, do 9ºA e Vasco Almeida do 7ºD, sido eleitos deputados, tendo representado, em conjunto com quatro colegas das escolas de Reguengos de Monsaraz e de Vendas Novas, o círculo eleitoral de Évora. Por sua vez, a aluna Sofia Hortinhas, do 7ºD, participou na qualidade de jornalista.
No primeiro dia, as Reuniões das Comissões foram o palco principal. Aí os alunos debateram, na generalidade e na especialidade, os Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais. Aí trocaram ideias, debateram argumentos e propuseram soluções.
Os alunos da Escola Secundária Severim de Faria demonstraram um compromisso exemplar, participando ativamente em todas as discussões e contribuindo com opiniões e propostas.
O segundo dia, que decorreu na Sala do Plenário da Assembleia da República, foi reservado para o apogeu do evento. Com efeito, o dia 7 de maio, iniciou-se com uma sessão solene, presidida pelo Presidente da Assembleia da República, Dr. José Pedro Aguiar Branco, seguindo-se um período de perguntas nas quais os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar questões aos deputados da Assembleia da República. Posteriormente, decorreu o debate da Recomendação Final à Assembleia da República. Sob os holofotes, os jovens parlamentares defenderam com fervor as suas ideias, mostrando uma impressionante capacidade de expressão e de argumentação. A mesa, presidida pela nossa aluna Alice Barradas, em colaboração com a vice-presidente e dois secretários, agiu de forma exemplar, moderando os trabalhos e dando oportunidade a todos os parlamentares, no sentido de expressarem os seus pontos de vista.
Os alunos da Escola Secundária Severim de Faria, não apenas marcaram presença, mas destacaram-se com o seu entusiasmo, dedicação e espírito colaborativo ao longo dos dois dias dos trabalhos. O seu desempenho exemplar merece ser destacado e elogiado, não apenas pela sua escola, mas por toda a comunidade.
Estamos certos de que não irão esquecer esta experiência marcante, que os inspirará certamente a serem sempre cidadãos ativos em defesa da democracia e de uma escola sempre mais plural e participativa.
Os professores Rui Ladeiras e Teresa Cravo




Mais Notícias
HALLOWEEN COM TIM BURTON NA SALA DOS ATOS
Para comemorar o Halloween , vai ser projetado hoje, dia 31 de outubro, na Sala dos Atos da Escola Secundária...
Recordar Miguel Torga no Mês Internacional das Bibliotecas Escolares
No âmbito da celebração do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, comemorou-se, na Escola Secundária Severim de Faria, um escritor,...
SUPERCHARGED BY AI – Exposição sobre Inteligência Artificial na Biblioteca da Escola Severim de Faria
Uma nova intervenção criativa sobre os efeitos da IA na nossa vida online. Encontra-se patente ao público escolar, na Biblioteca da...
Exposição em S. Clara – “Mãos musicais e Mãos que trabalham”
Para comemorar o Dia Mundial da Música na Escola de S. Clara, foi realizada, pelos alunos do 6ºano, turmas B,C,E...




Average Rating