Read Time:1 Minute, 13 Second

Professor Universitário, ensaísta e tradutor, João Barrento é o vencedor da 35.ª edição do Prémio Camões, pelo conjunto da obra.

De acordo com o anúncio de hoje, 10 de outubro de 2023, do Ministério português da Cultura: “João Barrento foi reconhecido pelo júri como autor de uma obra relevante e singular em que avultam o ensaio e a tradução literária. Em particular, as suas traduções de literatura de língua alemã, que vão da idade média à época contemporânea, e em todos os géneros literários, formam o mais consistente corpo de traduções literárias do nosso património cultural e constituem indubitavelmente um meio de enriquecimento da língua e de difusão em português das grandes obras da literatura mundial” (lê-se no comunicado, que cita o júri).

Segundo a Agência Lusa, para o ministro português da Cultura, Pedro Adão e Silva, o ensaísta, tradutor e crítico literário João Barrento, de 83 anos, é “um dos pensadores mais acutilantes da arte e da cultura em Portugal”.

Cronista e professor universitário, João Barrento, nasceu a 26 de abril de 1940 em Alter do Chão. Licenciou-se em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e publicou diversos livros de ensaio, crítica literária e crónica.

In: https://www.lusa.pt/article/41651753/jo%C3%A3o-barrento-vence-pr%C3%A9mio-cam%C3%B5es-2023

 

Aparas dos Dias. A escrita na Ponta do Lápis.

O seu último livro publicado, pela Companhia das Ilhas, em 2023.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post ESCOLA A LER – PARA QUÊ LER ?
Next post DIA EUROPEU DAS LÍNGUAS NA ESCOLA SEVERIM DE FARIA
Close