Para os amantes de Banda Desenhada Japonesa e para aqueles que nela se querem iniciar, a Biblioteca Dr. Carlos Percheiro adquiriu alguns livros de Manga.
História do manga
No século XIX, o pintor Katsushika Hokusai publicou o primeiro livro encadernado com histórias desenhadas de forma sequencial. A série foi batizada de Hokusai Mangá e teve 15 volumes.
Foi a partir da criação de Hokusai que os quadrinhos japoneses passaram a se chamar manga. A palavra é uma junção de dois vocábulos: man, que significa involuntário, e gá, que significa desenho ou imagem.
As histórias passaram a ser publicadas por algumas editoras na década de 20, mas a fama do manga como o conhecemos atualmente só ocorreu por volta da década de 40.
No período da Segunda Guerra Mundial, os quadrinhos tiveram suas publicações interrompidas. Com o final da guerra, em 1945, eles retornaram, sendo inclusive uma forma de lazer e fuga da realidade para os japoneses, que saíram derrotados do conflito.
Com a popularização do manga depois do fim da Segunda Guerra, alguns artistas ganharam destaque. O principal mangaká, nome dado aos desenhistas de mangas, foi Osamu Tezuka, que também era diretor e roteirista. Falecido em 1989, ele é conhecido como o “deus manga”.
Características do manga
Dentre as principais características dos mangas estão os traços dos desenhos com expressões faciais exageradas, como olhos grandes e expressivos, elementos metalinguísticos, como linhas de velocidade, entre outras.
O manga diferencia-se das histórias em quadrinhos tradicionais, além da origem japonesa, pela forma de lê-lo — da direita para a esquerda — e pelos traços em preto e branco.
Como ler mangas
Antes de dar início à leitura de um manga, é interessante pesquisar algumas séries que são mais conhecidas para escolher aquela que mais combine com seus interesses ou personalidade. Comece sempre pela primeira história e a leia de forma cronológica.
A leitura de um manga é diferente da leitura tradicional feita nas histórias em quadrinhos, nos livros ou revistas ocidentais. É importante saber dessa diferença, já que a leitura é realizada da direita para a esquerda e de cima para baixo.
Como os mangas devem ser lidos da direita para a esquerda, ao colocá-lo na mesa, por exemplo, verifique se as páginas terminam no lado esquerdo e se a lombada está para a direita.
Inicie pelo lado que tem o título, o nome do autor e a edição. É importante que comece a ler o manga pelo lado correto: a capa principal terá o título do manga junto do nome do autor. Se encontrar o aviso “Você está lendo do lado errado!”, vire o manga.”
boas leituras!

Mais Notícias
RECEÇÃO DE BOAS VINDAS NO INÍCIO DO ANO LETIVO 2025/26
No dia 4 de Setembro, após a Reunião Geral de Professores do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, realizada no...
Jardim de Infância de Almeirim : do sonho à realidade
Jardim de Infância de Almeirim adaptado e integrado no Agrupamento de Escolas Severim de Faria A abertura do Jardim de...
DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA E DA PAZ NO “RECREIO”
Dia da Não-Violência e da Paz Comemora-se anualmente a 2 de outubro e a data internacional foi instituída pelas Nações...
DIA DO DIPLOMA – DO SONHO NASCE O SUCESSO
É com grande entusiasmo que convidamos toda a comunidade educativa a participar na cerimónia de entrega dos diplomas, que terá lugar...
OUTONO POÉTICO
FOSSES TU Fosses tu uma ave ou uma folha E o Outono te viria desprender Daniel Faria. Poesia. Edição de...
O REGRESSO
Poema do dia O Regresso Como quem, vindo de países distantes fora de si, chega finalmente aonde sempre esteve...
Average Rating