No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril, no dia 13 junho, decorreu a apresentação do livro “Cidadania, Democracia e Justiça Global – Martha Nussbaum e Adela Cortina“, de Maria do Céu Pires, escritora e professora de Filosofia.
A apresentação, cuja organização esteve a cargo da direção do Sindicato SPZS, teve lugar na Sala de Atos da E. S. Severim de Faria e, na mesa, para além da autora, contámos com a presença de Antónia Fialho, representante do sindicato, e Rosa Barros, responsável pela apresentação do livro.
No final da apresentação, os intervenientes e o público participaram num animado debate.
Escritora, pensadora e ativista dos Direitos Humanos, entre outras publicações, Maria do Céu Pires também publicou “Linhas de Água” (2019), “Mulheres (de) Coragem” (2018), “Ética e Cidadania” (2015), e “Pão & Rosas”, (2012).
A propósito de Cidadania, Democracia e Justiça Global são de referir a seguinte sinopse e uma crítica:
Sinopse: (…) repensar a intervenção dos humanos no mundo tornou-se hoje, fruto da crise do modelo económico, social, político e existencial vigente, uma necessidade com caráter de urgência. É indispensável repensar o sentido da vida individual e da vida coletiva nas suas diversas dimensões; refletir sobre os mecanismos da justiça social e tentar encontrar novos modos de estruturar a com vivência. (…) É o momento para afastar a violência, a cegueira do fundamentalismo e do populismo e dar palco à palavra. Só no diálogo entre todos os afetados podemos encontrar as formas mais razoáveis, quer dizer mais justas, de viver. É tempo de voltarmos a dialogar com os filósofos e com as filósofas, pois só com o pensamento crítico, com a análise racional dos problemas e dos seus contextos poderemos não sucumbir ao desespero e à angústia do tempo presente, tão repleto de sombrias expetativas.
Crítica: «Nada de mais atual, nada de mais perene, do que aquilo que o livro da Maria do Céu Pires nos oferece, a começar pela vontade de justiça, a mais antiga, pela forma de entender o papel das pessoas nas decisões que as afetam e, pensando nos últimos 200 anos, nas ideias de democracia e de cidadania. Sucede que estas palavras não têm o mesmo valor, o mesmo significado, ao longo de todo este tempo e os desafios que se colocam hoje nestes campos não são os mesmos de há 20 / 30 anos. Daí a atualidade deste livro. Intervém no momento preciso em que os assuntos doem.»
João Luís Lisboa (Professor na FCSH da Universidade Nova de Lisboa)
Disponível em: https://www.wook.pt/livro/cidadania-democracia-e-justica-global-maria-do-ceu-pires/29478655
Mais Notícias
DIA DE S. MARTINHO – Entre as talhas e o vinho
Entre as uvas e o mosto nasceu o vinho a gosto Entre a pisa e a prova nasceu uma...
COMEMORAÇÃO DO S. MARTINHO EM SANTA CLARA
As atividades relacionadas com a comemoração do dia de S. Martinho terão início às 9.45h de dia 11 de novembro,...
EXERCÍCIO “A TERRA TREME” NO AGRUPAMENTO SEVERIM DE FARIA
EXERCÍCIO PÚBLICO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA O RISCO SÍSMICO No dia 5 de novembro de 2024, às 11h05, o exercício sísmico "A...
CHEQUE-LIVRO PARA JOVENS
A partir de segunda-feira, dia 4 de novembro, cerca de 220.000 jovens de 18 anos, residentes em Portugal,...
PETER PAN NA “TERRA DOS LIVROS”
Peter Pan continua a fazer parte do imaginário das crianças e dos adultos de todo o mundo. Neste momento ,...
DIA MUNDIAL DA POUPANÇA – 100 ANOS
No dia 31 de outubro, celebra-se o Dia Mundial da Poupança. O objetivo deste dia, que surgiu em 1924 na sequência...
Average Rating