Read Time:1 Minute, 25 Second

 O Dia Nacional da Língua Gestual celebra-se nesta data por ter sido a 15 de Novembro de 1997 que a Língua Gestual Portuguesa (LGP) foi reconhecida enquanto língua da comunidade surda portuguesa pela Constituição da República (Artigo 74, n.º 2, alínea h).

Está inscrita desde 1997 na Constituição da República, que determina que é tarefa do Estado “proteger e valorizar a língua gestual portuguesa, enquanto expressão cultural e instrumento de acesso à educação e da igualdade de oportunidades”. 

Foi também no dia 15 de Novembro de 1995 que foi criada a  Comissão para o reconhecimento e proteção da Língua Gestual Portuguesa e a defesa dos direitos das pessoas surdas.

A Língua Gestual Portuguesa (LGP) é uma língua de expressão visual, feita através de gestos que transmitem todos os significados equivalentes à língua portuguesa. Em Portugal, há 30 mil pessoas surdas que comunicam através da LGP, mas estima-se que a comunidade gestuante seja substancialmente superior.

A língua gestual não é universal, cada país possui o seu próprio vocabulário, gramática e estrutura própria, além de sotaques próprios e regionalismos.

A LGP surgiu no século XIX, com base na experiência de Per Aron Borg, que na Suécia trabalhava com surdos. A pedido do Rei D. João VI, deu assessoria técnica nesta área em Portugal e colaborou na criação,  em 1823, da primeira escola para surdos no país. Por essa razão, embora o vocabulário da língua gestual portuguesa e da sueca sejam diferentes, o alfabeto das duas línguas revela a sua origem comum.

O alfabeto de língua gestual portuguesa  é o que se apresenta abaixo.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc23/comunicacao/noticia?i=maos-que-falam-hoje-e-dia-nacional-da-lingua-gestual-portuguesa

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Palestra interativa – Os sonhos
Next post DIA DA FILOSOFIA – PENSAR É SABER
Close