Na manhã do dia 6 de Novembro, recebemos a psicóloga, Dr. Sandra Gonçalves, para explorar com as turmas e professores presentes, o fantástico e misterioso mundo dos sonhos. Usamos aqui o termo “sonhos” na seguinte aceção:
- “Uma série de imagens, relatadas sob a forma de narrativas, que ocorrem durante o período onírico.” Krippner & Carvalho, 1998
Iniciamos esta viagem de descoberta a partir de duas questões: O que é um Sonho para cada um de nós? e Quem sou eu nos sonhos?
Tivemos acesso a um conjunto de informações básicas relativas aos sonhos, nomeadamente:
O sonho corresponde a um estado de consciência modificado que não se submete a uma lógica racional, própria do período de vigília, mas sim a uma “lógica” emocional (mágica); temos, em média, 4 períodos de sonho por noite, um a cada 90 min, durante o período de sono REM; o Sonho diminui com a idade, quanto mais aprendizagens, mais sonhamos (50% recém-nascido/ 20% adulto); sonhamos sempre, mesmo que não nos lembremos da sua ocorrência; os sonhos são influenciados por causas muito diferentes, mas podemos destacar o estado emocional do sujeito; o impedimento de sonhar causa perturbações graves, como alucinações e os cegos de nascença têm sonhos não visuais.
Depois de todas estas informações, os alunos colocaram variadíssimas questões relativas às suas vivências oníricas, entre as quais, questões relativas aos sonhos recorrentes, sonhos lúcidos e pesadelos.
Seguidamente abordou-se a questão do significado dos símbolos oníricos. Como interpretar esses símbolos? Estes são universais ou pessoais?
A estas questões seguiram-se uma série de exercícios práticos, em que, por associação livre, cada um associou várias ideias a um símbolo, como por exemplo, o sol, o oceano, etc. Concluímos que:
- há significados que são universais e outros totalmente pessoais
- todos os símbolos têm significados construtivos e ouros destrutivo
Os alunos envolveram-se totalmente nesta atividade, com uma motivação tão extraordinária, que a Dr. Sandra Gonçalves, gentilmente, propôs fazer alguns workshops vivenciais sobre sonhos, em data a definir.
Para os interessados, deixamos aqui algumas informações sobre a função dos sonhos:
Descarga de energias instituais e preservação do do sono.
Correção ou compensação do lado consciente da mente, contacto com arquétipos e inconsciente coletivo;
Resolução de problemas;
Restauração do self quando este está em risco de dissolução. Manutenção da individuação psicológica;
Integração e adaptação face a informação nova/ aprendizagem e memorização;
Regulação dos afetos;
Aprendizagem psicossocial;
Salientar informação que passara despercebida a perceção consciente;
Eliminação de detritos metabólicos do cérebro;
Construção /descoberta de sentido (ex. Mitologias pessoais)
Propor ações/ atitudes/ perspetivas novas ao sonhador
Uma Palestra verdadeiramente interativa que lançou um outro olhar sobre OS SONHOS.
Mais Notícias
RECEÇÃO DE BOAS VINDAS NO INÍCIO DO ANO LETIVO 2025/26
No dia 4 de Setembro, após a Reunião Geral de Professores do Agrupamento de Escolas Severim de Faria, realizada no...
Jardim de Infância de Almeirim : do sonho à realidade
Jardim de Infância de Almeirim adaptado e integrado no Agrupamento de Escolas Severim de Faria A abertura do Jardim de...
DIA DA NÃO-VIOLÊNCIA E DA PAZ NO “RECREIO”
Dia da Não-Violência e da Paz Comemora-se anualmente a 2 de outubro e a data internacional foi instituída pelas Nações...
DIA DO DIPLOMA – DO SONHO NASCE O SUCESSO
É com grande entusiasmo que convidamos toda a comunidade educativa a participar na cerimónia de entrega dos diplomas, que terá lugar...
OUTONO POÉTICO
FOSSES TU Fosses tu uma ave ou uma folha E o Outono te viria desprender Daniel Faria. Poesia. Edição de...
O REGRESSO
Poema do dia O Regresso Como quem, vindo de países distantes fora de si, chega finalmente aonde sempre esteve...
Average Rating