Na manhã do dia 6 de Novembro, recebemos a psicóloga, Dr. Sandra Gonçalves, para explorar com as turmas e professores presentes, o fantástico e misterioso mundo dos sonhos. Usamos aqui o termo “sonhos” na seguinte aceção:
- “Uma série de imagens, relatadas sob a forma de narrativas, que ocorrem durante o período onírico.” Krippner & Carvalho, 1998
Iniciamos esta viagem de descoberta a partir de duas questões: O que é um Sonho para cada um de nós? e Quem sou eu nos sonhos?
Tivemos acesso a um conjunto de informações básicas relativas aos sonhos, nomeadamente:
O sonho corresponde a um estado de consciência modificado que não se submete a uma lógica racional, própria do período de vigília, mas sim a uma “lógica” emocional (mágica); temos, em média, 4 períodos de sonho por noite, um a cada 90 min, durante o período de sono REM; o Sonho diminui com a idade, quanto mais aprendizagens, mais sonhamos (50% recém-nascido/ 20% adulto); sonhamos sempre, mesmo que não nos lembremos da sua ocorrência; os sonhos são influenciados por causas muito diferentes, mas podemos destacar o estado emocional do sujeito; o impedimento de sonhar causa perturbações graves, como alucinações e os cegos de nascença têm sonhos não visuais.
Depois de todas estas informações, os alunos colocaram variadíssimas questões relativas às suas vivências oníricas, entre as quais, questões relativas aos sonhos recorrentes, sonhos lúcidos e pesadelos.
Seguidamente abordou-se a questão do significado dos símbolos oníricos. Como interpretar esses símbolos? Estes são universais ou pessoais?
A estas questões seguiram-se uma série de exercícios práticos, em que, por associação livre, cada um associou várias ideias a um símbolo, como por exemplo, o sol, o oceano, etc. Concluímos que:
- há significados que são universais e outros totalmente pessoais
- todos os símbolos têm significados construtivos e ouros destrutivo
Os alunos envolveram-se totalmente nesta atividade, com uma motivação tão extraordinária, que a Dr. Sandra Gonçalves, gentilmente, propôs fazer alguns workshops vivenciais sobre sonhos, em data a definir.
Para os interessados, deixamos aqui algumas informações sobre a função dos sonhos:
Descarga de energias instituais e preservação do do sono.
Correção ou compensação do lado consciente da mente, contacto com arquétipos e inconsciente coletivo;
Resolução de problemas;
Restauração do self quando este está em risco de dissolução. Manutenção da individuação psicológica;
Integração e adaptação face a informação nova/ aprendizagem e memorização;
Regulação dos afetos;
Aprendizagem psicossocial;
Salientar informação que passara despercebida a perceção consciente;
Eliminação de detritos metabólicos do cérebro;
Construção /descoberta de sentido (ex. Mitologias pessoais)
Propor ações/ atitudes/ perspetivas novas ao sonhador
Uma Palestra verdadeiramente interativa que lançou um outro olhar sobre OS SONHOS.
Mais Notícias
DIA DA EUROPA
O Dia da Europa, 9 de maio, foi comemorado na Escola Secundária Severim de Faria com várias atividades, nomeadamente com...
RECEITAS PARTILHADAS : ENTRE OLHARES
No âmbito do Projeto "Entre olhares", foi apresentado, na Sala dos Atos da Escola Secundária Severim de Faria, no dia...
Entre olhares: “O Inimigo da Turma” – filme da Eslovénia
No âmbito do projeto de Interculturalidade "Entre olhares", foi projetado, no Auditório da Escola Secundária Severim de Faria, no dia...
WORKSHOP DE CRAVOS NA BIBLIOTECA PARA COMEMORAR O 25 DE ABRIL
No âmbito das comemorações do Dia 25 de abril, no dia 23 de abril, pelas 10 horas, realizou-se o Workshop...
DIA DO PATRONO
No dia 3 de abril, pelas 9 horas e 30 minutos, iniciaram-se as comemorações do Dia do Patrono, no Agrupamento...
ENTRE OLHARES – “O HERÓI” DE ZEZÉ GAMBOA
No âmbito do Projeto "Entre olhares", no que concerne ao ciclo de cinema "Interculturalidades", a Escola Secundária Severim de Faria...
Average Rating