Na manhã do dia 6 de Novembro, recebemos a psicóloga, Dr. Sandra Gonçalves, para explorar com as turmas e professores presentes, o fantástico e misterioso mundo dos sonhos. Usamos aqui o termo “sonhos” na seguinte aceção:
- “Uma série de imagens, relatadas sob a forma de narrativas, que ocorrem durante o período onírico.” Krippner & Carvalho, 1998
Iniciamos esta viagem de descoberta a partir de duas questões: O que é um Sonho para cada um de nós? e Quem sou eu nos sonhos?
Tivemos acesso a um conjunto de informações básicas relativas aos sonhos, nomeadamente:
O sonho corresponde a um estado de consciência modificado que não se submete a uma lógica racional, própria do período de vigília, mas sim a uma “lógica” emocional (mágica); temos, em média, 4 períodos de sonho por noite, um a cada 90 min, durante o período de sono REM; o Sonho diminui com a idade, quanto mais aprendizagens, mais sonhamos (50% recém-nascido/ 20% adulto); sonhamos sempre, mesmo que não nos lembremos da sua ocorrência; os sonhos são influenciados por causas muito diferentes, mas podemos destacar o estado emocional do sujeito; o impedimento de sonhar causa perturbações graves, como alucinações e os cegos de nascença têm sonhos não visuais.
Depois de todas estas informações, os alunos colocaram variadíssimas questões relativas às suas vivências oníricas, entre as quais, questões relativas aos sonhos recorrentes, sonhos lúcidos e pesadelos.
Seguidamente abordou-se a questão do significado dos símbolos oníricos. Como interpretar esses símbolos? Estes são universais ou pessoais?
A estas questões seguiram-se uma série de exercícios práticos, em que, por associação livre, cada um associou várias ideias a um símbolo, como por exemplo, o sol, o oceano, etc. Concluímos que:
- há significados que são universais e outros totalmente pessoais
- todos os símbolos têm significados construtivos e ouros destrutivo
Os alunos envolveram-se totalmente nesta atividade, com uma motivação tão extraordinária, que a Dr. Sandra Gonçalves, gentilmente, propôs fazer alguns workshops vivenciais sobre sonhos, em data a definir.
Para os interessados, deixamos aqui algumas informações sobre a função dos sonhos:
Descarga de energias instituais e preservação do do sono.
Correção ou compensação do lado consciente da mente, contacto com arquétipos e inconsciente coletivo;
Resolução de problemas;
Restauração do self quando este está em risco de dissolução. Manutenção da individuação psicológica;
Integração e adaptação face a informação nova/ aprendizagem e memorização;
Regulação dos afetos;
Aprendizagem psicossocial;
Salientar informação que passara despercebida a perceção consciente;
Eliminação de detritos metabólicos do cérebro;
Construção /descoberta de sentido (ex. Mitologias pessoais)
Propor ações/ atitudes/ perspetivas novas ao sonhador
Uma Palestra verdadeiramente interativa que lançou um outro olhar sobre OS SONHOS.
Mais Notícias
MASTERCLASSE DE ANIMAÇÃO COM BRUNO CAETANO
Na próxima sexta feira, 13 de dezembro, a Escola Severim de Faria irá receber o realizador de animação, Bruno Caetano....
LiterÁREA – Turismo Literário no Alentejo
O LiterÁREA, festival de turismo literário, aponta à união entre a literatura e o turismo, puxando pela “riqueza cultural, patrimonial...
O NATAL É ALEGRIA – poema coletivo
O Natal é alegria e está cheio de poesia. Vamos todos festejar! O Natal está a chegar! Os telemóveis...
UM ANO NUMA SÓ PALAVRA
O ano de 2024 está a finalizar e inicia-se a criação das listas que tentam resumir, em palavras, os melhores...
MERCADO DE NATAL
[video width="1080" height="1080" mp4="https://jornaloassobio.pt/wp-content/uploads/2024/11/MERCADO-DE-NATAL-DE-2-a-6-de-DEZEMBRO-1.mp4"][/video] Na SALA DOS ATOS da Escola Secundária Severim de Faria irá realizar-se , de 2 a...
Alunos do 4ºano da Escola Horta das Figueiras assistem a filme de Tim Burton
A nossa turma, HF4, ontem, dia 7 de novembro, foi à Escola Severim de Faria ver o filme “Alice no...
Average Rating