Read Time:2 Minute, 55 Second

Este ano voltámos a ter notícia dos vencedores do prémio Nobel.

Estes prémios distinguem anualmente pessoas ou instituições que se destacam por contribuições notáveis nas áreas da Física, Química, Medicina, Literatura, Paz e, mais recentemente, Economia.

Foram criados por vontade do químico, engenheiro, inventor, empresário e filantropo sueco sueco Alfred Nobel (1833-1896), que destinou a sua fortuna para reconhecer aqueles que trouxessem “o maior benefício à humanidade”.

A entrega dos prémios realiza-se desde 1901, com cerimónias em Estocolmo e Oslo. Estes galardões simbolizam o reconhecimento mundial da excelência científica, cultural e humanitária, e continuam a inspirar gerações na procura do progresso, da paz e do conhecimento.

Os laureados dos Prémios Nobel de 2025 são:

  • Física: John Clarke; Michel H. Devoret; John M. Martinis — «pela descoberta do tunelamento quântico macroscópico e quantização de energia num circuito elétrico».

  • Química: Susumu Kitagawa; Richard Robson; Omar M. Yaghi — «pelo desenvolvimento de estruturas metal-orgânicas (metal–organic frameworks, MOFs)».

  • Fisiologia ou Medicina: Mary E. Brunkow; Fred Ramsdell; Shimon Sakaguchi — «pelas suas descobertas sobre a tolerância imunitária periférica».

  • Literatura: László Krasznahorkai — «pela sua obra convincente e visionária que, no meio do terror apocalíptico, reafirma o poder da arte».

  • Paz: María Corina Machado — «pelo trabalho incansável em promover os direitos democráticos para o povo da Venezuela e a luta por uma transição justa e pacífica da ditadura para a democracia».

  • Ciências Económicas (Prémio de Ciências Económicas em memória de Alfred Nobel): Joel Mokyr; Philippe Aghion; Peter Howitt — «por terem explicado o crescimento económico impulsionado pela inovação e pela destruição criativa».

Os Prémios Nobel são anunciados todos os anos no início de outubro, segundo um calendário definido pela Fundação Nobel. Cada categoria tem a sua data e local de anúncio específicos, em Estocolmo (Suécia) e em Oslo (Noruega).

As cerimónias de entrega dos prémios realizam-se a 10 de dezembro, data do aniversário da morte de Alfred Nobel, em Estocolmo e em Oslo. Depois da cerimónia, segue-se um banquete. Cada vencedor de um Prémio Nobel recebe três elementos principais:

  1. Uma medalha de ouro – gravada com o retrato de Alfred Nobel e uma ilustração diferente, de acordo com a categoria do prémio.

  2. Um diploma Nobel – um documento artístico e único, criado por artistas suecos e noruegueses, que descreve o motivo da atribuição do prémio.

  3. Um prémio em dinheiro – cujo valor varia todos os anos, conforme os rendimentos da Fundação Nobel. Em 2025, o montante é de 11 milhões de coroas suecas (cerca de 950 mil euros) por cada prémio. (Se o prémio for atribuído a mais do que uma pessoa, o valor monetário é dividido entre os laureados.)

László Krasznahorkai  – PRÉMIO NOBEL DA LITERATURA 2025

“László Krasznahorkai (Gyula, 1954), «mestre húngaro do Apocalipse», segundo Susan Sontag, e «autor intenso e intransigente», segundo W. G. Sebald, é autor de uma obra visionária, traduzida em quarenta línguas, constituída por romances, como O Tango de Satanás (1985), Az ellenállás melankóliája [Melancolia da Resistência] (1989), Háború és háború [Guerra e Guerra] (1991) ou Herscht 07769 (2021), ficção breve, ensaios e guiões que resultaram em adaptações cinematográficas por Béla Tarr. Foi distinguido com inúmeros prémios literários, nos quais se incluem o America Award in Literature em 2014, o Man Booker International Prize em 2015, o Prémio Kossuth, o National Book Award for Translated Literature em 2019, o Austrian State Prize em 2022 e o Prix Formentor em 2024.”  (https://www.wook.pt)

Ligações úteis:

https://www.nobelprize.org/

https://www.nobelprize.org/prizes/literature/2025/bio-bibliography/

https://pt.wikipedia.org/wiki/Laureados_com_o_Nobel

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Dia Europeu das Línguas
Next post Exposição em S. Clara – “Mãos musicais e Mãos que trabalham”
Close