Read Time:2 Minute, 4 Second

               

No âmbito das Sessões de Orientação Profissional proporcionadas pelo SPO (Serviço de Psicologia e Orientação), no dia 8 de janeiro, pelas 11.45, realizou-se, no Auditório da Escola Severim de Faria um Encontro com um antigo aluno da Escola Severim de Faria, Duarte Carrasquinho, que deu a conhecer o seu percurso escolar e profissional aos alunos do Ensino Secundário que, neste momento, têm de fazer as suas escolhas.

De 30 anos de idade, natural de Évora e antigo aluno da escola, estudante na Área de Socioeconómicas, Licenciado em Relações Internacionais, com Pós Graduação em Comunicação e Marketing Político (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas), Mestre em História Moderna e Contemporânea, e Doutorando na mesma área (ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa), onde atualmente está a finalizar o doutoramento na mesma área), o percurso académico do Duarte foi e continua a ser bastante relevante e inspirador.

Com grande poder de comunicação, conseguiu captar e manter a atenção do público presente, com o qual entrou em diálogo. De forma breve, bem estruturada e magnética, mencionou o seu percurso escolar, atividades e interesses que alimentou ao longo dos anos de estudante, como a História, a Cultura  e o Saber, o Clube de Debate, mas também o Desporto Escolar-Badminton, Parlamento dos Jovens, entre muitos outros. Falou da escola e dos tempos livres e de muito mais, pois o Duarte também gostava/gosta de sair com os amigos!

Na sua partilha com os mais jovens, não omitiu os desafios com que se defrontou (na Pandemia, por exemplo) e as oportunidades que conseguiu identificar (uma disciplina/cadeira não concluída permitiu-lhe uma especialização e o contacto com pessoas essenciais para a ingressão na carreira, outro exemplo). Deixou conselhos como: “Há tempo!”, “Podemos errar!”, “Podemos mudar de curso/percurso(…)”, enfatizando que os jovens devem considerar a possibilidade de poderem errar no percurso escolar que escolherem, se possível se mantiverem o seu espírito aberto ao mundo e procurarem estabelecer fortes relações interpessoais.

Do ponto de vista profissional, referiu estágios (no Observatório Político, no CeiED, por exemplo) e oportunidades de trabalho, nomeadamente, e entre várias, a função de assistente de Ministros e Deputados Parlamentares tanto em Portugal como no Parlamento Europeu.

Atualmente, trabalha em Bruxelas, onde é assistente credenciado do deputado André Rodrigues, no Parlamento Europeu (https://www.europarl.europa.eu/portal/pt).

Em relação à atividade de colunista, alguns artigos de opinião do Duarte podem ser lidos na TRIBUNA do ALENTEJO, em: https://www.tribunaalentejo.pt/user-articles/457.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post O DIA DE REIS PELO MUNDO
Next post “TODOS JUNTOS” NO “PONTO BIBLIOTECA” DA ESCOLA BÁSICA DE ALMEIRIM
Close