Read Time:2 Minute, 24 Second
No âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril  e do Projeto “Abril depois de Abril”, no dia 17 de abril, pelas 10 horas, na Sala de Atos da Escola Secundária Severim de Faria, deu-nos a honra da sua presença a Dra. Aurora Rodrigues, Magistrada do Ministério Público, jubilada e lutadora incondicional pela liberdade e pela justiça.
Na sua obra “Gente comum, livro que representa um testemunho da sua vida e da sua luta antes e depois do 25 de abril de 1974, são transmitidas, de forma intensa e arrasadora, a força e a resistência contra todas as formas de opressão a que os seres humanos podem ser sujeitos.
Nascida numa família humilde, num monte perto de Mértola, contrariando a corrente neorrealista e o pré-determinismo, contra todas as expetativas, conseguiu fazer a quarta classe, continuar os seus estudos secundários e superiores e formar-se em Direito, vindo a tornar-se Magistrada do Ministério Público, na cidade de Évora.
Perante uma audiência extremamente interessada e atenta, constituída por turmas dos Cursos de Humanidades, dos Cursos Profissionais e docentes, de forma expressiva e eloquente, Aurora Rodrigues relatou muitos episódios marcantes da sua vida, nomeadamente os que ocorreram durante a sua prisão, no Forte de Caxias, em 1973: as humilhações e torturas a que foi sujeita.
Para conseguir aguentar todas as sevícias , serviu-se de algumas estratégias de autoajuda tais como: a disciplina; não chorar; não dizer palavrões; pensar que ia ser feliz e cantar.
Porque, segundo as suas próprias palavras, “prenderam-lhe o corpo mas não lhe prenderam mais nada“, o seu espírito permaneceu sempre livre e vigilante.
A título de curiosidade, uma das canções que a ajudava a manter-se “livre” e lhe deu coragem para não desistir, foi a Ronda do Soldadinho, de José Mário Branco, que a seguir se apresenta.
26 “Ronda do soldadinho” (José Mário Branco), José Mário ...
Um e dois e três
Happy
Happy
100 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Previous post Dia 18 de Abril – “Linha Vermelha” no Auditório da Escola Severim de Faria
Next post Os filmes de maio – Auditório da Escola Severim de Faria
Close