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MARGARIDA CORREIA – CÍRCULO ELEITORAL DE ÉVORA 

PRÉMIO REPORTAGEM

PARLAMENTO DOS JOVENS – Ensino secundário – 2024

 

A VOZ DOS JOVENS…

Desde pequena que sempre gostei de falar e de ser ouvida, quando não me prestavam atenção eu batia com o pé no chão e fazia uma birra, ora nem mais, não mudei nem um bocadinho e acho que não sou a única jovem que é assim.

O Parlamento dos Jovens é o projeto indicado para quem quer ser ouvido e mesmo para aqueles que não gostam muito de “aparecer ou mostrar a cara”, pois vai lhes ajudar imenso na sua capacidade de dialogar com os outros, digo isto por experiência própria.  A meu ver é um projeto que tenta tornar a sociedade mais equitativa e inclusiva.

Com este projeto, temos a prova inegável de que os jovens estão cada vez mais interessados e com vontade de ajudar e mudar, é verdade que podemos ter falta de experiência de vida e que ainda não vivenciamos quase nada a comparar com os adultos, no entanto também somos pessoas com VOZ e que as suas palavras e pensamentos são válidos e relevantes.

A primeira vez que fiz parte deste projeto estava no 8º ano, decidi permanecer na mesa e fui secretária, não tinha coragem de falar e ficava bastante nervosa só de pensar em pessoas a olhar para mim, porém com o tempo percebi que não há que ter medo em compartilhar a nossa opinião com os outros.

No 10º ano foi quando considerei fazer parte deste projeto de novo, e assim o fiz e não me arrependo de nada, pois não há melhor maneira de conhecer uma realidade do que a experimentá-la e assim o permite o Parlamento dos Jovens. Transmite-nos conhecimento, espírito democrático, liberdade e acima de tudo o poder que os jovens têm durante um período de tempo para mostrar as suas mentes abertas e que conseguem dialogar e respeitar todas as perspetivas.

Nós temos opinião, ouçam-nos!

Sessão Escolar

Foi em dezembro, que começámos a trocar ideias e propostas que representavam aquilo em que acreditamos. Todos estavam bastante empolgados com o projeto, um projeto que nos abriu portas a mais amplos e novos horizontes, que nos envolveu e inspirou de diversas maneiras e que representa a essência do nosso espírito colaborativo e a vontade de fazer algo significativo para todos nós.

Cada passo dado e cada ideia partilhada foram sim importantes, mas o verdadeiro valor deste projeto é o percurso que fizemos para chegar lá e todos os momentos bons que levámos connosco.

A Escola Secundária Severim de Faria teve a oportunidade de conseguir fazer um debate entre duas listas, a lista X, que era a que eu pertencia, e a lista A , e como podem imaginar, todos de uma certa forma, durante as semanas de campanha estiveram envolvidos com o projeto.

Dia 22 de janeiro, decorreram as tão aguardadas eleições para o Parlamento dos Jovens, tendo ganho as eleições a lista A com 17 votos de diferença da lista X, foi um grande momento de celebração e reconhecimento pelo trabalho árduo e dedicação de todos os envolvidos.

No âmbito do projeto do Parlamento dos Jovens dia 4 de dezembro, recebemos um dos deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Évora, Dr. Capoulas Santos, no Auditório da Escola Severim de Faria, às 10 horas, para um debate com os alunos acerca do tema.

Sessão Distrital

No dia 19 de março de 2024, os alunos vencedores das sessões escolares das suas respectivas escolas, do distrito de Évora, dirigiram-se até à Direção Regional de Educação do Alentejo (DGEsTE) para defenderem as suas medidas e representarem com severidade os colegas que os elegeram e a sua escola.

A nossa escola, foi assim representada na sessão por quatro deputados, três efetivos (Tomás Lavouras, Ana Cabral, Margarida Correia) e um suplente (Manuel Rosado).

Durante a manhã, os deputados envolveram-se num período de perguntas à Senhora deputada, debates, na generalidade e na especialidade, onde discutiram e votaram as medidas a adotar como projeto-base, foi aqui que a Escola Secundária Conde de Monsaraz conseguiu ter as suas medidas aprovadas como projeto-base.

Durante a tarde dividimo-nos em pequenos grupos para alterar ou inserir novas medidas no projeto-base.  Após o debate entre os grupos passou-se assim à votação das medidas que iriam para a sessão nacional, à eleição das escolas e do seu porta-voz, bem como da proposta de tema para a edição do próximo ano.

Desta forma, foram eleitos os deputados Tomás Lavouras e Ana Cabral, da Escola Secundária Severim de Faria, e os deputados João Valério e Inês Almeida da Escola Secundária Rainha Santa Isabel.

MEDIDAS APROVADAS PARA A SESSÃO NACIONAL

  1. Apostar na formação de professores e no incentivo para a educação.
  2. Inclusão do ensino da Língua Gestual Portuguesa e de Braille no currículo escolar, promovendo, também, uma melhoria das instalações escolares.
  3. Criação de um meio de comunicação entre a Assembleia da República e os alunos.
  4. Modificação do currículo escolar, com maior incidência em conhecimentos práticos, com vista a desenvolver o sentido crítico dos alunos.

Sessão Nacional

 1º Dia da Sessão Nacional

Chegou assim o dia que todos os jovens deputados aguardaram ansiosamente, o dia da Sessão Nacional. Todos pretendem ter um grande impacto de modo a fazer-se ouvir a sua voz pelo nosso país e representarem toda a nossa geração e os dilemas que esta enfrenta.

27 de maio de 2024 foi o dia em que tivemos o primeiro contacto com a Assembleia da República, foi sem dúvida um dia inesquecível para nós e para muitos jovens. Chegámos por volta das 13:00, super ansiosos, mas acima de tudo felizes e orgulhosos, um orgulho que sentíamos por nós e pela nossa escola, porque é verdade que, não nos podemos esquecer que passámos por várias e exigentes etapas, e aqui há que enaltecer todo o trabalho realizado ao longo do projeto, um projeto que sempre nos iremos recordar, não só pela sua Democracia, mas também pela sua Cidadania e oportunidade de se fazerem ouvir os jovens.

Após a chegada dos deputados, professores, jornalistas e todos os envolvidos à Casa da Democracia, os círculos eleitorais foram divididos em quatro comissões, permaneceu o nosso círculo eleitoral na 1ª comissão.

Esta sessão decisiva é onde os jovens deputados representantes de cada círculo eleitoral se reúnem com a intenção de aprovar a Recomendação final à Assembleia da República sobre o tema “VIVER ABRIL NA EDUCAÇÃO: caminhos para uma escola participativa e plural”.

Enquanto os deputados se dirigiam para as suas comissões e davam início às sessões, os jornalistas usufruíram de uma visita pela Assembleia da República. Durante a visita, vimos pela primeira vez a sala do Parlamento, atentámos igualmente à explicação de como iria decorrer o debate do dia seguinte e tirámos dúvidas com a orientadora dos jornalistas.

De seguida fomos conduzidos para as salas onde estavam a decorrer as quatro comissões do Parlamento dos Jovens.

Presenciámos, assim, debates na generalidade e especialidade, sobre os Projetos de Recomendação aprovados nos diversos círculos eleitorais, conseguiu-se perceber o entusiasmo dos deputados a defender, a argumentar e a contra argumentar as suas medidas.

As discussões foram protagonizadas pelos deputados do Parlamento dos Jovens e coordenadas por deputados da Assembleia da República, os deputados responsáveis pela 1ª comissão, a do nosso círculo eleitoral, foram a Senhora deputada Eva Brás Pinho do PSD e o Senhor deputado Daniel Teixeira do CH.

O lanche do intervalo ajudou a todos a relaxar e a conviver um pouco, ocorrendo de seguida a discussão na especialidade, sobre o que reformular em cada medida do projeto vencedor, podendo-se adicionar ou alterar propostas. Procedeu-se, então, à redação final Projeto de Recomendação de cada Comissão e foram, também, selecionadas as perguntas destinadas aos deputados da Assembleia da República no Plenário.

Ao final do dia, realizou-se um programa cultural de teatro na Sala do Senado, que não só permitiu a quebra da seriedade e intensidade do dia, como também tornou a experiência mais divertida e dinâmica.

2º dia da sessão nacional

Na manhã do segundo dia, aguardámos na Sala do Senado e foi iniciada a Sessão pela Presidente da Mesa, Ana Rita Veiga e os restantes membros da mesa. Introduzindo-se assim o período de perguntas aos deputados da Assembleia; foram ótimas interações, abordando assuntos pertinentes, que deram sentido à viagem democrática que todos realizámos ao longo dos meses.

Iniciou-se a sessão de debate, na qual foram objeto de apreciação e crítica as medidas e os projetos de recomendação resultantes das reuniões das comissões, destacando-se o senso político, o bom civismo e o respeito pelas inúmeras intervenções dos jovens deputado.

No decorrer do debate para a aprovação do Projeto de Recomendação final para a Assembleia da República, os jornalistas foram encaminhados em direção ao Salão Nobre, a fim de entrevistar os deputados que os círculos eleitorais fizeram questões, deputados como Miguel Costa Matos, Rita Matias, Joana Mórtagua, Jorge Pinto, Inês de Sousa Real, entre outros, trocando opiniões sobre temas atuais e esperanças para o futuro, foi um momento e oportunidade bastante enriquecedor.

Após o almoço, realizou-se uma conferência de imprensa com a Presidente Da Comissão da Educação e Ciência, Manuela Tender, que atenciosamente respondeu às nossas questões, despertando admiração e empatia, pela sua partilha de conhecimento e vivências.

Regressámos à Sala da Sessão, após a conferência de imprensa, enquanto os deputados debatiam as medidas aprovadas nas Comissões, com o propósito de estruturar a Recomendação Final à Assembleia da República.

A sessão de encerramento reuniu as intervenções e discursos finais dos Porta-Vozes de cada Círculo Eleitoral, que dirigiram palavras calorosas à assembleia e aos membros da Mesa, que estavam muito orgulhosos com todo o trabalho que fora desempenhado. No final, todos os presentes em uníssono uniram-se cantam o Hino Nacional criando um momento de grande emoção e de união.

Com o esforço e dedicação de todos, resultou um projeto de recomendação que refletiu tudo aquilo que os jovens procuravam defender.

É necessário referir que estas iniciativas são extremamente enriquecedoras, uma vez que nos permitem não só mostrar o processo governativo do nosso país como também incentivar os jovens a terem uma participação política e cívica tão urgente na atualidade , é importante ter jovens que se preocupam com a sociedade em que vivem, que pensam e que refletem sobre ela.

Em conclusão, resta-me agradecer a todos os que tornaram estes momentos possíveis, durante todas as fases do projeto, um especial obrigado às professoras Manuela Ramalho e Rosa Punilhas que sempre nos ajudaram e apoiaram e aos meus restantes colegas, foi com certeza uma das melhores experiências que vivi e que levo muitos momentos felizes e aprendizagens únicas.

Margarida Correia

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